Juliana Lombardi

Juliana Lombardi

Juliana Lombardi

Juliana Lombardi

Juliana Lombardi

Sobre

Uma boa fotografia mostra mais que a imagem. Uma boa fotografia sugere o que não aparece, o que não se vê. A foto captura a cena que, antes, o olhar liberta. É pelo olho de profissionais como Juliana que o momento sensibilizado se eterniza, não pelo ato mecânico do disparo, ou pelo cálculo do jogo de luz e sombras. O momento se eterniza na atenção precisa que fita e constrói o momento simultaneamente. Entre o mundo que explode de formas e a retina que o atinge, o resultado depende tanto do que se expõe quanto da arte de quem busca o melhor foco.

Nos casamentos, a pose é o que menos importa, e Juliana vai atrás do brilho de um dia inesquecível, atrás da trilha do enlace. Nas festas infantis, a expressividade domina as faces, e Juliana traduz a alegria por alegres enquadramentos. Nos ensaios de luz, a gravidez e a maternidade são retratadas com doçura. E por onde passa, as andanças de Juliana Lombardi contam um pouco dos lugares vistos, traçando roteiros de rica composição. A fotógrafa aqui se expõe, para o prazer dos amantes da Fotografia.

Por Fabio Lucas, jornalista

 

Juliana Lombardi é formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Unicap (2004). Sua paixão pela Fotografia começou no arquipélago de Fernando de Noronha, onde viveu por 1 ano (2008-2009) e fez vários registros da natureza. Um desses registros foi finalista do concurso nacional de fotografia da ABRALE, "Retratos da Esperança" (SP, 2009). De volta ao continente, concluiu o curso de Fotografia do Senac, e desde então trabalha na área.

No início Juliana trabalhou para a fotógrafa Maria Chaves como 2a. fotógrafa, e registrou mais de 50 casamentos. Entre cursos, exposições, oficinas, workshops e palestras das quais já participou, estão a Exposição “Pequeno Homem Grande” no Shopping Paço Alfândega; o curso avançado “E se as imagens não existissem?”, com a professora e Dra. Fabiana Bruce (UFPE) na Fundação Joaquim Nabuco; o curso ”Fotografar para descobrir, fotografar para contar - A fotografia como instrumento de pesquisa” com o fotógrafo e pesquisador Milton Guran no Museu do Homem do NE; o Ciclo de Conferências “A Situação das Artes” com o filósofo espanhol Francisco Marion Jarauta na Fundação Joaquim Nabuco; a 2ª edição do projeto "Pensando o Contemporâneo" com a teórica Anne Cauquelin (França) na Fundação Joaquim Nabuco; a oficina “Retratos” com o fotógrafo Jorge Bispo; o curso Cultura Contemporânea: uma introdução - Módulo Artes Plásticas, com Cristiana Tejo (curadora e crítica de arte) na Fundação Joaquim Nabuco; II Theória: Mostra de Fotografias e Vídeos do Museu do Homem do NE; Photoshop (CTG); Oficina de Flash Remoto com Leo Neves. Juliana também desenvolve álbuns para casamentos, festas infantis, ensaios e batizados.

julianalombardi.com.br©2012. Todos os direitos reservados.